quarta-feira, 29 de junho de 2016

Cortei-lhe o cabelo...

Jurei que nunca ia fazer isto aos meus filhos porque lembro-me bem de a minha mãe me ter cortado a franja com o mesmo cuidado que corta um bife e ter ficado torta e curta e andei com uma fita para esconder o desastre para aí durante um mês!

Mas já andava para ir ao cabeleireiro há imenso tempo, nunca dava jeito! E molhado o cabelo já dava pela cintura, cheio de nós e cada vez mais difícil de pentear! Vai daí que um dia depois do banho pensei não há-de ser nada, com estes caracóis nem se nota de ficar muito torto e pimba foi uma tesourada! Não está perfeito, se tudo correr mal, também não é como cabeleireira que me vou safar...mas também não a envergonho!!!









quinta-feira, 23 de junho de 2016

Dois dentes!!!

No espaço de uma semana a minha princesa ficou sem dois dentes!!! Ohh My God!!! A sério!!! Não gosto nada de ver a criançada desdentada. Parece que ficam com umas balizas na boca :)) Vá lá que ainda são só os de baixo. 


domingo, 19 de junho de 2016

O G.está obcecado por futebol...


Chegamos à praia e ele vê este sinal com a bandeira de Portugal e pergunta:
G: Mãe, Portugal vai jogar com quem?



A educadora dele vai de férias para Itália, estávamos a comentar que era um país muito bonito e eu digo:
Sabes, a mãe e o pai já lá estiveram.
G: A sério? Foram ver que jogo?

SOCORRO. Só pensa em bola

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Pés descalços

Adoro andar por casa descalça. E sair à rua de cabelo molhado. E de todas as vezes que o fazia, ouvia a minha mãe: "olha que te constipas". Um mito que inevitavelmente passo aos meus filhos. Adoram os dois andar descalços. 

E então? Faz mesmo mal? Constipa? Não, é mais um dos mitos que vamos passando de geração em geração, como se a ciência não nos fosse dando explicações sérias para este tipo de tema. A explicação está aqui, na Visão desta semana:




terça-feira, 14 de junho de 2016

Irritações

Há coisas que tiram uma mulher do sério. E a minha miúda de dois anos não é excepção: Há coisas que a irritam mesmo:

. Ver vídeos no youtube onde em vez de patrulha pata, dizem patrulha canina. Fica passada.  Começou por gritar com o computador, cada vez que diziam patrulha canina, ela gritava patrulha pata na esperança que eles  ouvissem e corrigissem... e aumentava o volume à medida que percebia que nada mudava e eles continuavam a dizer patrulha canina. Muito indignada, um ou dois dias depois vem ter comigo: Óh mamã porque é que eles dizem mal? Não é patrulha canina é patrulha pata. Lá lhe tentei explicar várias coisas que eles são brasileiros e no português do Brasil fizeram a tradução assim, teoria complicada que ela, como é óbvio, não percebeu. Expliquei-lhe  que canina se refere a cão e que tem tudo a ver com os 4 cães da dita patrulha... mas ela olha para mim desiludida e frustrada por os meninos dizerem tudo mal.

. Fazer anos no Outono. Aqui assumo a mea culpa, porque estou sempre a dizer que no Verão é que é: pode andar descalça, não precisa de secar o cabelo, nem usar casacos, que pode ir à praia, à piscina e ao parque, que pode comer gelado... cantamos vezes sem fim: 'não queremos chuva, nós queremos sol'... e depois quando o irmão lhe diz que faz anos no Verão, ela diz logo, eu também não é mamã? Ups... não. E pronto, ele já sabe e quando a quer irritar lá lhe manda à cara que ele faz no Verão e ela não. Ela fica tão sentida e desgostosa, atira-se para o chão, bate com o pé, que ele, com peso na consciência, já lhe diz 'pronto, não faz mal, no Outono não chove, é só no Inverno... tu não fazes anos no Inverno.

. Que a madrinha seja do Benfica. Mais do que o pai e o irmão serem do Benfica, a grande facada nas costas e no coração é a madrinha ser do Benfica. 

quarta-feira, 1 de junho de 2016

5 anos e o primeiro dente a abanar!

A minha princesa já tem cinco anos! Como é possível??? Como??? Ainda ontem estava na minha barriga, ainda ontem disse mamã pela primeira vez, ainda ontem foi a primeira festa, ainda ontem entrou para a escola... e tantos outros ainda ontem.
Mas a verdade é que não foi ontem. Os anos passam a correr e qualquer dia já está no primeiro ano! Que me-do!!! Enfim... ela anda feliz da vida porque se sente uma crescida.

Este ano decidi voltar a fazer a festa em casa. Falei com a minha irmã, que tem um jardim enorme, e preparei uma festa ao ar livre! Muitas crianças, muitos adultos, animação com balões e pinturas faciais, bicicletas, bolas, brinquedos... tudo o que a criançada gosta! O que eu não sabia era que S. Pedro andava trocado e se esqueceu que em Maio, nos anos da V., está sempre calor. Bom, não choveu o que já não foi mau (nos meus anos, dia 7, choveram picaretas!!! Algo nunca visto em 34 anos de vida!) Meteorologia à parte a festa correu suuuuuper bem. Foi divertido, a princesa AMOU, os amigos e amigas também, o lanchinho estava bom (ao contrário do habitual não sobrou quase nada) e no final lá veio ela com o seu delicioso "obrigada mamã, adorei a festa"!





O tema foi a Dora e os Amigos na Cidade. Esta é a nova febre lá em casa. A Dora cresceu, já não é aquela boneca baixinha e estranha. Continua a falar português e inglês mas agora é uma miúda gira que anda em aventuras pela cidade com os seus amigos. Ou seja, a Dora é um ídolo para a Vitória. Quer fazer tudo como a Dora, quer vestir-se como a Dora, quer imitar a Dora em tudo.


E eu também tive direito a bolo!!! Cinco minutos da festa foram para festejar os meus 34 anos!!!


Duas semanitas depois do aniversário a grande notícia... O primeiro dente a abanar! Confesso que ainda não percebi porque motivo as crianças hoje em dia querem tanto que os dentes caiam. Deve ser por acharem que é sinal de crescimento, não sei... Eu não acho graça nenhuma vê-los todos desdentados, só de imaginar até me dá arrepios. Mas tenho de me preparar porque o dente dela já abana e muito.

De resto, continua dorminhoca, bom garfo e muito mimalha. Está alta, magrinha e gira. Independente, quer fazer tudo sozinha e consegue. Teimosa! Muito teimosa! Chora e faz drama por tudo. Todos os dias me chateia ou com a roupa, ou com as meias, ou com o penteado ou sabe lá Deus com o quê, todos os dias há alguma coisa que ela não quer ou não gosta. Isso irrita-me solenemente. Mas depois é despachada, querida, inteligente. Adora a escola, adora matemáquita, como ela diz. Adora as amigas e os amigos. Gosta de desenhar e escrever os nomes de todas as pessoas que conhece. Anda sempre atrás de mim a perguntar como se escreve isto ou aquilo. E como todas as crianças da nossa geração, anda viciada em vídeos do youtube. Primeiro via episódios de desenhos animados e jogava a jogos. Agora é só youtube, começou a ver pessoas a montar plasticina, princesas ou bonecos da disney, agora gosta de ver vídeos de pessoas vestidas de frozen ou homem aranha. Socorro! É cada vídeo mais parvo... valha-me Deus!


Os três que faltam na foto anterior...



No baptizado do meu afilhado lindo! Ele aqui está com cara de caso, mas portou-se como um senhor!! 😀

A única foto que tenho dos três! Os seis acho que é missão quase impossível!

Feliz Dia da Criança

Elas são o melhor do mundo, por muito clichê que isto seja.
Mesmo quando estou pelos cabelos e anseio por dois segundos de silêncio. Mesmo quando tenho vontade de fazer de conta que não os conheço de lado nenhum e que não estou a ver a birra ridícula e de mau feitio que fazem. Mesmo quando a meio da noite gostava de ignorar os chamamentos ou de manhã sonho com os tempos pre-maternidade em que podia dormir até me apetecer. 
Mesmo, mesmo, mesmo em todos esses momentos, não os trocava por nada. Qualquer casa tem mais alegria quando as crianças estão por perto. Mimem as vossas crianças, tal como nós mimamos as nossas. 






Os três primogénitos há muito tempo atrás.