segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O fim da Fase 1

Sempre tive tendência para engordar. SEMPRE. Não sou uma comilona de serviço, mas gosto de comer. O problema é que acho que engordo só de respirar. A sério, é terrível. Basta deixar a dieta por uns tempos e pimba, lá estou eu outra vez mais gorda. Sou daquelas pessoas de fases: ora consigo emagrecer e ando aí uns tempos toda jeitosa; ora acabo por voltar a engordar e lá tenho de voltar à dieta rigorosa. O grande stress, e o mais difícil, é manter. Claro.
O meu peso ideal, aquele com o qual me sinto bem e jeitosa é 68Kg. Mas confesso que já nem me lembro de ter este peso... Quer dizer mentira. Lembro-me muito bem de em 2008 e 2009 pesar 68Kg e estar bem gira ;=) (Atenção que numa fase de dieta bem rigorosa e muito exercício  em 2004, cheguei aos 66! Linda menina! Dois anos depois descambou...) Ter cuidado com a alimentação e fazer exercício ajuda muito e eu sempre andei no ginásio. Adoro aulas de step e localizada. Adoro! Mas agora depois da V. nascer nunca mais pus os pés no gym. Não consigo. Antes de engravidar estava naquelas fases de começar a engordar, estava com 71Kg, isto em 2010. Depois da V. nascer perdi rapidamente os 13Kg que engordei. Mas 2012 foi um ano péssimo para mim. Péssimo mesmo. Já com tendência para engordar e muitos stresses à mistura, muitos problemas e muito sofrimento, a balança não perdoou. Este ano quando dou por mim estava a pesar 79Kg!!! Socorro!!! Disse para mim mesma que não podia ser. O mesmo peso que tinha quando estava já "bem grávida" da V. Não pode ser. 
Comecei por tentar as corridas, mas com os horários limitados eram mais os dias que não ia do que aqueles que conseguia ir. Então decidi atirar-me a uma dieta. Escolhi a dieta dos 31 dias da nutricionista Ágata Roquette. Não comprei o livro, mas encontrei neste blog as dicas principais. A dieta tem 3 fases e a primeira já acabou. Menos 2.1Kg!!! Yehhh nada de especial, mas já é alguma coisa em apenas 15 dias :=) Principalmente sinto-me menos inchada e sinto-me melhor. Custa? Sim e Não. Custa mais ao fim de semana, porque sinto falta das jantaradas e dos lanches e dos petiscos. Ah e de beber uns copos! Mas durante a semana até nem custa muito. Retirei por completo os hidratos de carbono durante as refeições, só como pão ao pequeno almoço e ando a beber muito mais água. Acho mesmo que vou tirar daqui bons hábitos alimentares para a manutenção. Este fim-de-semana começou a Fase 2 e já posso comer fruta e sopa. Tinha saudades da fruta. No Verão comi muita fruta e ao contrário do que pensamos muitas vezes a fruta engorda e não é pouco. Mas ainda faltam perder muitos quilos, pelo menos uns 7. Queria ficar com 70Kg, que já era muito bom! Por isso bora lá continuar e não perder a esperança. Se tiverem dicas para efeitos mais rápidos, contem-me tudo!


P.S.1: Ainda bem que não comprei o livro. Este fim de semana fui à FNAC folheá-lo e descobri que a Dieta contempla um dia de asneiras por semana. Ora como isso não vem no blog não houve direito a asneiras e ainda bem! 

P.S.2: Saladas e legumes é muito bom, mas já tenho saudades de comer um belo Spaghetti :=((((

4 comentários:

  1. Olá May Mom,

    Eu também fiz um ciclo de dieta dos 31 dias (no meu caso fiz durante dois meses, alternando a fase 1 e a fase 2), e nessa altura perdi 8 kgs. A dieta resulta mesmo, embora o regime alimentar em si seja muito pouco equilibrado. Eu olho para ela como um regime de perda de peso, e considero que só pode ser visto nessa perspectiva. E ser feito num espaço limitado de tempo, para não causar determinados danos no nosso organismo.
    Claro que acho que algumas regras são importantes para manter no futuro, porque no meu caso sei que sempre vou ter o problema do peso, e que vou sempre ter de vigiar o equilíbrio calórico. Essencialmente, quando atingir o peso que pretendo, vou adoptar como regra o não ingerir hidratos na refeição da noite, deixando-os para o almoço (além do pequeno-almoço e eventualmente lanche). Se reparares, a fase 4 da dieta (manutenção) basicamente é isto.
    Só queria fazer alguns reparos ao que dizes, mas não leves a mal, a intenção é ajudar :)

    Apesar de ser toda a favor da contenção de custos, acho importantíssimo ler o livro para quem queira fazer a dieta. É a única forma de se perceber correctamente a filosofia por detrás da dieta... Por exemplo, acho que é uma asneira grande não fazeres o dia da asneira :) Nunca ganhei peso depois do dia da asneira. Obviamente que não pode ser aproveitar esse dia para comer todo o tipo de porcarias que se possa imaginar, mas é o dia que se deve guardar para comer esse esparguete, fazer um jantarada, beber um álcool, comer aquele gelado ou aquela sobremesa. Olha que eu sempre asneirei bem, e sempre perdi à razão de 1 kg por semana. E psicologicamente é fundamental para se manter o foco que é necessário nos outros dias da semana... Mesmo que se ingiram calorias a mais (o que normalmente acontece), o choque que o corpo leva no dia seguinte ao regressar às privações da dieta elimina logo o que foi a mais.

    Depois, a ideia não é obter os resultados mais rapidamente, é perder-se peso consistentemente. Eu acho que tu perdeste o normal para essa fase, e se quiseres perder 9/10 kgs, o que tens de fazer é fazer a dieta mais tempo, o tempo que te levar a perder o peso desejado. A melhor técnica é fazer os primeiros 31 dias como diz no livro, e depois voltar à fase 1 mais 15 dias, seguidamente fazer a fase 2 mais 15 dias, porque o corpo assim não se habitua a um único regime e não estagna a perda tão facilmente. Ainda tens uma fase intermédia antes da manutenção (a fase 3, anterior à 4, a da manutenção), que deves utilizar por 1 ou 2 dias quando estiveres psicologicamente muito farta da dieta ou quando a perda estagnar. Assim, por norma a perda de peso é sempre garantida, ainda que pareça que estás a comer mais ou a ingerir mais calorias. É estranho, mas é verdade.

    O problema da fruta é o elevado índice glicémico dela (não propriamente a contagem calórica), que faz com que a saciedade que ela provoca seja pouco duradoura. Assim, rapidamente estamos a comer outra vez (ou com vontade de), pelo que é esse o motivo pelo qual esta dieta contém mais alimentos proteicos do que de outro tipo.
    Na fase dois, que deverá durar duas semanas, podes fazer dois jantares por semana de sopa e comer 1 peça de fruta por dia, se bem me lembro. Nas noites em que o jantar for de sopa (apenas composta dos alimentos permitidos e em quantidade à discrição), não deves comer mais a partir das 18h, apenas a sopa à hora do jantar e/ou água. A mim custou-me muito mais estes dias do que a fase 1, apesar de eu adorar sopa, porque passava muita mais fome nestes dias. Uma boa dica para isto não acontecer, é fazeres um bom lanche mais proteico perto das 18h. Outra coisa que a Ágata Roquette permite é substituir esses jantares de sopa por 1 iogurte com a quantidade de fruta que se quiser, mas só de um tipo de fruta (ex: 3 maçãs, ou 3 pêras, 3 pêssegos, 10 morangos, etc.). Se achares que te sacia mais, podes fazê-lo. (cont.)

    ResponderEliminar
  2. Há ainda uma dica que te pode ajudar: podes fazer um chá, do qual não deves abusar, mas que durante alguns dias, de vez em quando, podes e deves tomar, e que ajuda na perda. A receita é:
    1 a 1/5l água
    1 saqueta de chá verde
    1 pouco de gengibre do tamanho de 1 ou 2 dentes de alho (descasque o gengibre como se fosse 1 batata)
    1 pau de canela

    Ferva cerca de 1/1,5l de água! Após a água ferver, desligue o fogão e coloque a saqueta de chá verde, o gengibre laminado ou ralado e o pau de canela! Tape o tacho e deixe repousar assim, 10 minutos! Depois é só coar e colocar numa jarra de plástico, ou deixar arrefecer totalmente e verter para um jarro de vidro!
    (retirado de um blog)

    Deixo-te este link de dicas: http://ancaje.blogs.sapo.pt/39911.html

    E estes com imensas receitas saborosas e permitidas (não sei se tens Bimby, mas vai um com receitas para ela):
    http://ancaje.blogs.sapo.pt/
    http://dietados31diascombimby.blogspot.pt/
    http://www.ouiouisaudavel.com/ (para pratos principais)
    http://asdeliciasdasguerreiras.blogspot.pt/

    Beijinhos e boa sorte! Se puder ajudar, diz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem estou deliciada com o teu comentário.
      Primeiro OBRIGADA pela força!
      Segundo OBRIGADA pelas dicas!
      A fase 2 começou no sábado. Já comi tangerina à refeição e estou a pensar nos dias em que comemos só sopa, comer também uma gelatina (li isso no livro). Acho que também me vai custar mais do que a fase 1.
      Também acho que não é um regime muito equilibrado, mas de futuro estava a pensar fazer o que dizes: passar a comer hidratos de carbono só ao almoço, por exemplo. Ainda não fiz o dia da asneira mas vou vou fazer de certeza! Quando digo que foi bom é porque pelo menos naqueles 15 dias foi à séria :=) Confesso que gostava de perder peso rápido, mas por experiência própria sei que leva sempre algum tempo.
      Se bem percebi o que fizeste foi Fase 1, Fase 2, Fase 1, Fase 2 e só depois é que passaste para a 3, certo?
      Parece-me uma excelente técnica para quem quer perder mais uns quilos como eu :=)
      Mais uma vez OBRIGADA.
      Vou experimentar o chá :=)

      PS: Estou convencida. Vou comprar o livro :=)

      Eliminar
    2. É verdade, já não me lembrava da gelatina! Sim, nos dias de sopa também podes comer a gelatina que quiseres à noite, desde que seja daquela light (ela recomenda da marca Condi ou aqueles copinhos 10kcal da Royal).
      Sim, foi mais ou menos isso que fiz. Ou melhor, eu acabei por nem introduzir a fase 3, porque decidi parar ao fim dos 8 kgs de perda, mas seria aí que iria fazer essa introdução...
      A fase 3 é como que um "alívio" temporário, não se trata de uma fase propriamente dita, no sentido em que não é para se fazer durante muito tempo. Mas às vezes estamos tão saturados (especialmente quando precisamos de perder mais do que os 5 kgs médios que a dieta é suposto fazer perder nos 31 dias) que temos mesmo que fazer algo diferente... e ajuda a dar choque ao organismo. É impressionante, mas cheguei a ler relatos de pessoas que não estavam a perder peso, fizeram 2 dias de fase 3 (com hidratos ao almoço) e perderam peso nesses dias :) quando não estavam a perder num regime mais restritivo :) depois ao regressarem à fase em que estavam, ainda perderam mais :)
      Mas basicamente é isso, vai alternando as fases 1 e 2 enquanto quiseres perder. 2 semanas em cada uma. Introduz uma pausa (com 2 dias de fase 3) quando estiveres cansada ou estagnares. Vais ver que continuará a correr bem!

      De nada... estamos aqui para nos motivarmos umas às outras ;) Também vou regressar daqui a uns dias a um novo ciclo de dieta (como tenho muito peso para perder, opto por ir fazendo faseadamente, porque me custa um bocadinho, por exemplo, estar todo o Verão sem comer fruta, passar todo o Inverno em dieta... então faço tipo 2 meses, perco um bocado e depois fico em "manutenção" mais dois meses... depois retomo. São tácticas! ;) )
      Boa sorte e beijinhos

      Eliminar